domingo, 22 de outubro de 2017

❣ OFICINAS TEMÁTICAS (04, 16 e 20/10)

O fruto da integração com universos e pessoas diferentes denota variadas formas de perceber, sentir, pensar e interagir. Encontramos pessoas que parecem captar dimensões mais ricas da realidade por meios diferentes dos convencionais. A democracia é muito mais do que um sistema que estabelece como serão as eleições. Democracia é um ideal de uma sociedade construída sobre os valores da igualdade, da liberdade e da fraternidade. Democracia é ter na cidadania plena – civil, política e social – sendo este o fundamento de existência. Democracia é também uma forma concreta e prática de construir as nossas relações sociais, cotidianas, incluindo as relações políticas. 

Durante três dias, envolvemos os estudantes dos cursos de "Administração e Contabilidade", através da realização de oficinas temáticas oferecendo aos jovens a oportunidade de aprender e discutir questões que fundamentam a democracia e participação da juventude na construção de políticas públicas que auxiliem no desenvolvimento de seu município. 

A princípio, foram selecionados seis estudantes do CETEP/PNI, escolhidos através dos respectivos critérios: assiduidade e participação nas aulas, bom comportamento, excelência no desempenho nas disciplinas; Filosofia e Sociologia e afinidade com as temáticas propostas durante o percurso do projeto. Entretanto, a participação no projeto acontece em caráter espontâneo, ou seja, existe o envolvimento dos estudantes dispostos a participar. Antes dos alunos efetivarem as suas participações, é preciso que os pais ou responsáveis assinem o termo de autorização, cientes de que o objetivo do programa é promover à construção de conhecimentos inerentes a cidadania e políticas públicas voltadas para a juventude, integrando o "jovem cidadão" a comunidade através do protagonismo juvenil. 

OFICINAS E RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS: 

Educação e Cidadania (04 de Outubro de 2017)
  • Facilitadoras: Sabrina Dias e Roberta Kaline.
Políticas Públicas para a Juventude (16 de Outubro de 2017)
  • Facilitadores: Euder Fernandez e Ramyres Araújo.
Protagonismo Juvenil (20 de Outubro de 2017)
  • Facilitadores: Marília Santos e Pedro Coelho. 
As oficinas aconteceram de acordo com a disponibilidade dos educandos e da autora e coordenadora, bem como, flexibilidade dos horários escolares. Sendo assim, as atividades foram ofertadas pelos estudantes/participantes, mediadas pela educadora/autora do projeto. Os participantes receberam certificados com carga horária de 03 horas (de acordo com as oficinas) perfazendo um total de 09 hs. 

As escolas que desejarem participar do projeto; Envolva-se: Diálogos para a Cidadania e Protagonismo Juvenil, devem formalizar a participação através da assinatura do termo de adesão contendo o percurso metodológico do projeto. Os participantes, bem como, os coordenadores e equipe de apoio, utilizarão uniformes padronizados que possibilitarão a identificação dos mesmos.

Auxiliem na divulgação do projeto para que possamos adentrar novos espaços e dialogar sobre EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA com novas representações juvenis! 😍

















Nenhum comentário:

Postar um comentário